segunda-feira, 2 de abril de 2012

Alimentos X estresse

Meninas nada de stress!!!

Com a correria do dia -a- dia, é simplesmente impossível não ficar estressado. Só que podemos minimizar os sintomas do stress com uma boa alimentação. Dê uma olhada nessas dicas e melhore o humor.

Simples assim 



Alimentos contra o stress

Saiba quais os alimentos são seus aliados no combate a esse mal




Mau humor, dor de cabeça, cansaço. Estes são apenas alguns sintomas do mal do século, o estresse que, além de nos deixar nervosas, acaba com a nossa saúde. Também ficamos mais vulneráveis a resfriados, pressão alta e até mesmo doenças cardíacas. Ruim, não?

A boa notícia é que os médicos afirmam que
mudar a alimentação pode ajudar a acabar com esse inimigo do dia a dia. O site americano WebMD, especializado em saúde e bem estar, divulgou uma lista com os alimentos que ajudam nessa luta e combatem ainda outros males.
Confira:
Nada melhor para relaxar do que um reconfortante mingau de aveia ou copo de leite quente. Isso mesmo! A receita de mingau da vovó eleva o nível de serotonina, que ajuda a acalmar o cérebro, e o cálcio presente no leite relaxa os músculos.

Os
carboidratos, tão renegados em tempos de dietas milagrosas, não devem ser totalmente eliminados do cardápio. Os carboidratos complexos, como cereais, pães e massas integrais, são digeridos mais lentamente e têm o mesmo efeito do mingau, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico, diminuir a pressão arterial e equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

Ainda que sejam mais calóricos, os
carboidratos simples também podem ajudar você a relaxar. Todas sabemos o que uma barrinha de chocolate pode fazer, não é? Sem exageros, a ingestão de um pouco de açúcar destes alimentos ajuda a produzir serotonina mais rápido, já que também são mais facilmente absorvidos pelo organismo.

Manter os níveis de cortisol e a adrenalisa sob controle é fundamental, já que são os dois hormônios do estresse. Nas situaçãos de tensão, eles são liberados e produzem os efeitos indesejáveis que já citamos. A
vitamina C é forte aliada para produção adequada destes hormônios. Uma pesquisa também publicada no site mostrou que a ingestão de vitamina C antes de uma experiência estressante ajuda a pressão sanguínea e o cortisol a voltarem ao normal mais rapidamente.

Incluir alimentos que contenham
magnésio, como o espinafre, a soja cozida e o filé de salmão, por exemplo, ajudam a repor este composto, que tende a se esgotar nos momentos de pressão e causam dor de cabeça e fadiga.

O
salmão, junto com o atum, é rico em ômega 3 e mantém os hormônios do estresse sob controle, além de protegerem o coração. Chá preto, pistache, abacate e amêndoas são outros ingredientes a que você pode recorrer. Eles são ricos em componentes que controlam o estresse e ajudam na sensação de bem-estar. Vegetais crus, além de nos manter saudáveis, também ajudam a aliviar a pressão mecânina, como da mandíbula, que acontece quando estamos sob forte estresse. Desta maneira, você também dá adeus à cefaléia tensional.

Fonte: bolsa de mulher


Postado por:



Nenhum comentário:

Postar um comentário