sábado, 25 de fevereiro de 2012

De perder o sono...

Quase metade da população brasileira tem problemas para dormir; conheça mais sobre os principais transtornos do sono e saiba como evitá-los

Dormir nem sempre é um  momento de sossego. Pelo menos para cerca de 77 milhões de indíviduos no Brasil que sofrem para conseguir pregar os olhos á noite. Uma pesquisa feita em nove estados brasileiros revela que 45,3% da nossa população dorme mal.

Todo mundo, vez ou outra, acaba passando noites em claro por conta de preocupações e problemas. Perder o sono ocasionalmente é até normal; o problema é quando não conseguir dormir acaba se tornando uma constante. E muitas pessoas passam por isso. Elas sofrem com os chamados transtornos do sono, que são alterações recorrentes no período de repouso.

Entre os transtornos mais comuns referentes ao sono estão a apnéia, a insônia, o ronco ou até o sonambulismo, o terror noturno e o ronco. Apesar de estes serem os mais conhecidos, estima-se que existam mais de 70 distúrbios relacionados á hora de dormir. Todos eles afetam a vida cotidiana e a saúde de quem sofre com o problema. Isso porque o sono é uma necessidade fisiológica, indispensável ao funcionamento do nosso organismo.
Na hora em que dormimos nosso corpo organiza diversas tarefas fundamentais para vivermos bem: desde recompor ossos e tecidos até controle do apetite.

Quem dorme mal tem grandes chances de desenvolver doenças como depressão, obesidade, hipertensão, diabetes, entre outras. “A falta de sono também pode afetar nosso grau de consciência, por isso é tão difícil ter bom rendimento quando não se dorme o suficiente”, afirma o professor James B. Maas, da Universidade de Cornell(EUA), e autor do livro O poder do sono.


Portanto, fique atento se os seu sono não estiver sendo suficiente ou se você passa o dia cansado ou com sonolência. É bom sempre procurar ajuda. Os laboratórios de estudo do sono avaliam e diagnosticam pessoas que sofrem de todos os tipos de transtornos – e indicam o tratamento para cada caso. Os sintomas podem indicar, principalmente, os seguintes problemas:

Insônia
Essa é uma das queixas mais comuns de quem procura um médico. Estatísticas apontam que cerca de 30% a 40% dos indivíduos, em alguma fase da vida sofrerão de insônia, ou seja, terão dificuldade para pegar no sono ou para voltar dormir se acordarem no meio da madrugada. A insônia se caracteriza pela quantidade de sono insuficiente, o que faz com que a pessoa se sinta cansada, ansiosa e irritada durante o dia.

Apnéia
Apnéia é uma parada momentânea da respiração. É muito comum quem dorme ao lado de quem que ronca muito relatar o fato de a pessoa, de repente, para de respirar e acordar num sobressalto. Trata-se de um distúrbio grave, já que as paradas respiratórias tendem a reduzir a oxigenação do sangue e do cérebro e aumentar a quantidade de dióxido de carbono no corpo.

Parassonias
As parassonias são sonhos e atividades físicas vividas que ocorrem durante o sono, como movimentos inconscientes. Imediatamente antes de adormecer antes de adormecer, praticamente todas as pessoas apresentam espasmos breve e involuntários de todo o corpo. O que caracteriza a parassonia é quando os espasmos e as atividades físicas inconscientes ficam mais fortes, causando o sonambulismo, os golpes de cabeça, os terrores noturnos e os pesadelos.

Ronco
Muita gente pensa que o ronco é um problema inofensivo. Entretanto, ele ocorre porque a garganta está flácida, e isso pode causar problemas graves. Algumas vezes, é possível tratar o ronco com mudanças de posição para dormir, ou eliminando hábitos como beber, fumar e fazer refeições á noite. Mas só um médico pode avaliar a gravidade da situação.

Texto de: Rafael Tonon





imagens:www.corbisimages.com





Postado por:



Nenhum comentário:

Postar um comentário